A prefeitura municipal de Nova Cruz, em parceria com a secretaria de cultura, que tem a frente da pasta Daniel Araújo, anunciou hoje a conclusão do cadastro da Lei Paulo Gustavo. A lei, que homenageia o saudoso humorista falecido em maio de 2021 em decorrência da Covid-19, autoriza o repasse de cerca de R$ 3,86 bilhões de recursos federais a estados e municípios para fomentar atividades culturais. O objetivo é amenizar os prejuízos acumulados pelo setor durante a pandemia.
O produtor cultural Afrânio Patrício e equipe tiveram um papel fundamental na criação do CADASTRO MUNICIPAL DE CULTURA, ajudando diversas pessoas que não possuíam e-mail e nem conta bancária a se cadastrarem para que não ficassem sem acesso aos recursos da Lei Paulo Gustavo. O benefício abrange diversas áreas como Artesanato, Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual (Produção de Cinema), Cultura Popular , Circo, Dança, Design, Espaços Públicos de Cultura, Formação Cultural, Fotografia, Video Maker, Música, Museus, Literatura, Leitura e Biblioteca, Gastronomia, Teatro, Patrimônio Cultural e Arquitetura, Pousadas, Restaurantes, Lanchonetes e Padarias.
Ao todo, foram realizados mais de 90 cadastros, divididos entre pessoas físicas, grupos e empresas. O trabalho do Produtor Cultural Afrânio Patrício foi fundamental para que a população tivesse acesso ao benefício, mostrando o quanto a colaboração pode fazer a diferença em momentos tão difíceis como o que estamos vivendo.