A Prefeitura Municipal de Nova Cruz e a Secretaria de Saúde
, em virtude das oscilações climáticas deste período, alertam a população com relação ao adoecimento por ARBOVIROSES e SÍNDROMES GRIPAIS, o que tem aumentado de forma expressiva o número de atendimento do Hospital Municipal Pedro Moura.Alguns sintomas como febre, dor no corpo, indisposição, falta de apetite, entre outros são muito comuns nessa época, e a população deve estar alerta também às doenças provenientes do Aedes Aegypti (DENGUE, ZICA, CHYKUNGUNYA, etc.), diante dos cuidados com seus quintais, jardins e outros locais nas residências que acumulem água e podem servir se repositório de larvas dos mosquitos.
Porém devemos lembrar que esses sintomas são semelhantes as síndromes respiratórias virais que possuem um alto potencial de transmissão como COVID-19, Influenza e outras formas de doenças gripais. Diante desses sintomas, é importante buscar atendimentos nas UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, onde as equipes estão aptas a acolher e tratar tais demandas, bem como encaminhar os casos mais complexos para o tratamento hospitalar.
Medidas como hidratação, alimentação leve/saudável e rica em vitaminas, repouso, entre outras, também irão favorecer a melhoria geral do quadro patológico.
Em casos de agravamento como dor abdominal intensificada, sangramento e febre contínua e excessiva, deve-se procurar o HOSPITAL com brevidade para receber o atendimento devido.
O uso de máscaras continua sendo recomendado na presença de sintomas gripais.
"A prevenção sempre será o melhor remédio".