A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria, realizou na última quinta-feira, dia 14/11, o Mutirão do Glaucoma, com atendimentos gratuitos para o diagnóstico e tratamento da doença. Exames de medição da pressão ocular e avaliação do fundo de olho foram realizados.

O prefeito Flávio César Nogueira, acompanhou de perto a ação durante toda a manhã e conversou com populares.

O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo, contudo uma relação direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intra-ocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.