Pode ser uma imagem de 2 pessoas, óculos e texto que diz "gov.br/saude SAQUE136 fmesaude Dimsadt TemCura NÃO FIQUE DUVIDA, FIQUE LIVRE DA TUBERCULOSE + SUS Tosse sintoma de várias doenças. semanas podes Procure uma unidade saude informe-se. MINISTERIODA BRASIL Tuberculose Fortalecimento do Programa de Tuberculose Municipal Tuberculose TEM CURA! NOVACRUZ NOVA"

A Prefeitura Municipal de Nova Cruz, via Secretaria de Saúde, realizou durante os dias 27 e 28 de Outubro, e 04, 05 e 08 de Novembro de 2021, dentro de uma programação de COMBATE A TUBERCULOSE, encontros entre a Vigilância Epidemiológica, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Enfermeiras(os) de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município com intuito de estreitar vínculos e dialogar sobre o Programa Municipal de Tuberculose (TB). Nos encontros foi possível esclarecer sobre os sinais e sintomas da Tuberculose, riscos para população, identificar fragilidades, informar sobre a matriz programática (que estabelece metas de sintomáticos respiratórios por UBS) e trocar experiências.
Atualmente, Nova Cruz conta com uma equipe empenhada no cuidado integral à Tuberculose e toda assistência e tratamento é gratuito pelo SUS.
É possível realizar no município, testes de escarros (TRM e basilocospia), PPD (teste para assintomáticos), raio-x, toda medicação (gratuita pelo SUS) e acompanhamento é disponibilizado até a conclusão do tratamento.
A Tuberculose é causada por uma bactéria, seus sinais e sintomas podem ser confundidos com outras doenças e se não tratada pode levar a morte.
Tuberculose tem CURA.
Fique atento: tosse por 03 semanas ou mais pode ser tuberculose, procure uma Unidade de Saúde.
Não fique na dúvida!
Fique livre da Tuberculose.Pode ser uma imagem de 28 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "UBS CONCEIÇÃO UBS FREI DAMIÃO Diálogo sobre TUBERCULOSE com AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIRAS(OS) UBS CENTRO UBSCENTRO1 1 UBSCENTR1 UBS CENTRO1"Pode ser uma imagem de 23 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "S UBS PRIMEIRA LAGOA UBS UBSSANAI SANTA LUZIA Diálogo sobre TUBERCULOSE com AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIRAS(OS) UBSPLANALTO UBS PLANALTO UBS ASSIS"Pode ser uma imagem de 28 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "FQUELA UBS CATOLÉ UBS SALGADO Diálogo sobre TUBERCULOSE com AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIRAS(OS) UBS SÃO JUDAS UBS SERROTE"