A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde que tem a frente da pasta Dr Ana Lúcia Moreira , adquiriu um equipamento Termonebulizador e Gerador de Aerossol Veicular UBV popularmente conhecido como “FUMACÊ”, para auxiliar nas ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti, transmissor da DENGUE, ZICA e CHIKUNGUNYA, e ainda ao “PERNILONGO” (CULEX) que causa tanto desconforto para nossa população.

Anteriormente, o equipamento era disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde apenas em casos comprovados de Epidemia DENGUE, ZIKA ou CHIKUNGUNYA. Com a aquisição do “FUMACÊ” pelo município, as ações de combate e prevenção dessas doenças e transtornos poderão ser realizadas de forma mais ágil, evitando riscos à saúde da população.

Ressaltamos que a melhor forma de combate aos mosquitos ainda é a eliminação de água parada dentro e fora das casas e quintais, depósitos de água destampados, e implementação de outras ações que dificultam a proliferação de mosquitos.

Importante lembrar que nosso município é o único do Rio Grande do Norte a adquirir a UBV, e com recursos próprios.