Visando a melhoria da modernização, eficiência e qualidade dos serviços públicos ofertados a população, o prefeito Targino Pereira recebeu em audiência, o corpo técnico/regional da Caixa Econômica Federal-CEF, para debater o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). Ao gestor, fora apresentado pela gerente regional de Governo, Aparecida Inácio da Silva, o referido programa que é gerido pelo BNDES e que é destinado ao controle dos gastos públicos municipais.

De acordo com Aparecida, o empréstimo concedido pela Caixa é lastreado por recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e servirá para colocar em prática ações do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT). Entre as principais ferramentas a serem implantadas no município estão totens de autoatendimento, que facilitarão o contato com os contribuintes e a obtenção de informações, e a informatização de serviços, que trará eficiência ao acabar com a necessidade de deslocamento do contribuinte até a sede da pasta.
Para obtenção do crédito, segundo a gerente, o município solicitante deverá apresentar Projeto de Modernização, junto ao pedido de financiamento, encaminhar à instituição financeira credenciada ou ao BNDES. Além disso, o município deverá constituir Grupo Especial de Trabalho de Modernização da Gestão Pública, que deverá contar com, pelo menos, 40% de servidores públicos municipais efetivos, bem como apresentar Decreto municipal publicado, formalizando a constituição do Grupo Especial de Trabalho de Modernização da Gestão Pública, disse.

FINANCIAMENTO DA CASA PRÓPRIA

Outro ponto da pauta discursiva entre o prefeito e a CEF, fora a liberação de recursos para os servidores municipais efetivos, com foco na construção de casas populares. Sobre o assunto, de acordo com a também gerente Maria Isabel Vale Cunha, responsável pelos negócios da construção civil junto ao banco, o sonho da casa própria será, muito em breve, uma realidade para funcionários efetivos da prefeitura de Nova Cruz.

Para tanto, de acordo com o secretário de Administração, Sidney Soares, já a partir de setembro, uma equipe estará incumbida da preparação da documentação e cadastramento dos interessados em aderir ao financiamento. A conquista, mérito do prefeito Targino Pereira, visa garantir e tornar realidade o sonho dos servidores que ainda não possuem moradias própria.