CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 04/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Começou hoje o Ano Letivo na Rede de Ensino Público de Nova Cruz/RN Nova Cruz/RN inicia ano letivo com escolas climatizadas e reformadas, beneficiando mais de 3.840 alunos.
#Educação 08/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Culminância do Projeto "Educar e Nutrir na Escola": Um Sucesso que Enche de Orgulho Nossa Comunidade Escolar

Nosso município celebra o encerramento do projeto "Educar e Nutrir na Escola" com grande alegria e satisfação. O programa, proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo principal promover a educação nutricional de nossos alunos, enriquecendo suas vidas com conhecimento e práticas saudáveis. Neste momento, parabenizamos a todos os envolvidos por essa conquista!

Educar e Nutrir na Escola: Um Projeto Transformador

O projeto "Educar e Nutrir na Escola" foi lançado com o intuito de abordar um tema de grande relevância em nossa sociedade: a alimentação saudável. Sabemos que uma alimentação balanceada desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, não apenas no aspecto físico, mas também no cognitivo e emocional. Com essa consciência, a Secretaria Municipal de Educação decidiu criar esse projeto, que se tornou um sucesso em nossas escolas.

Durante todo o ano letivo, os alunos tiveram a oportunidade de participar de atividades educativas e práticas que os incentivaram a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Através de aulas interativas, palestras, visitas a hortas escolares e ações de conscientização, os estudantes puderam aprender sobre a importância de uma dieta equilibrada e seus benefícios para a saúde.

#Educação 16/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Comemoração do Dia das Crianças: Diversão na Creche Municipal Josileide e Escola Municipal George Augusto

O Dia das Crianças é uma data especial que celebra a infância e a alegria de ser criança. Neste ano, a Creche Municipal Josileide e a Escola Municipal George Augusto, localizadas na Comunidade de Lagoa De Serra, prepararam uma comemoração inesquecível para os pequenos, onde puderam curtir um dia cheio de diversão, banho de piscina e deliciosos lanches.

A celebração do Dia das Crianças é um momento importante para promover a felicidade e a união na comunidade. As equipes das instituições educacionais se esforçaram para proporcionar um dia memorável para as crianças, com atividades que as fizeram sorrir e se sentirem especiais.

A alegria tomou conta das crianças quando elas descobriram que o dia começaria com um emocionante banho de piscina. Em meio a risadas e brincadeiras, as crianças se refrescaram e aproveitaram o clima agradável da Comunidade de Lagoa De Serra.

Depois de tanta diversão na água, os pequenos foram tratados com uma variedade de lanches deliciosos, preparados com carinho. Salgadinhos, sucos e doces coloridos fizeram parte do cardápio, proporcionando energia para continuar as atividades.

Em meio às brincadeiras e à alegria, as crianças de Lagoa De Serra comemoraram o Dia das Crianças da melhor forma possível. Esta celebração especial não apenas marcou a data, mas também fortaleceu os laços entre a comunidade, as instituições de ensino e as crianças, destacando o valor da infância e da educação.

A Creche Municipal Josileide e a Escola Municipal George Augusto na Comunidade de Lagoa De Serra provaram mais uma vez que o futuro está nas mãos das crianças, e eles estão comprometidos em construir um futuro brilhante e promissor.

#Educação 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Projeto Escolar na Creche CEMEIF: Cultivando Cidadãos Conscientes do Meio Ambiente

Na Creche CEMEIF, um projeto educacional inovador está florescendo, ensinando crianças com idades entre 3 e 5 anos a se tornarem guardiões do meio ambiente e a apreciar os princípios da agricultura desde cedo. Este projeto pioneiro visa formar cidadãos conscientes, preocupados com a natureza e com a sustentabilidade, preparando-os para um futuro mais verde e responsável.

*Cuidando do Meio Ambiente desde a Infância*

O projeto na Creche CEMEIF tem como objetivo principal sensibilizar as crianças para questões ambientais desde tenra idade. Os educadores introduzem atividades práticas e teóricas que explicam a importância da natureza, da conservação e dos problemas ambientais. As crianças participam de atividades como:

1. Reciclagem Divertida: As crianças aprendem a separar resíduos e a reciclar materiais de forma lúdica, por meio de jogos e artesanato.

2. Horticultura na Creche: A creche possui um pequeno jardim onde as crianças aprendem a plantar e cuidar de vegetais, flores e ervas. Isso as ajuda a entender a importância da agricultura sustentável.

3. Palestras e Histórias: Os educadores convidam especialistas e contadores de histórias para abordar tópicos como a importância das árvores, a conservação da água e a proteção dos animais.

*Resultados Positivos*

O projeto na Creche CEMEIF já demonstrou resultados significativos. As crianças estão se tornando mais conscientes do ambiente ao seu redor, adquirindo habilidades de resolução de problemas e desenvolvendo uma apreciação mais profunda pela natureza. Os pais também relataram que seus filhos estão levando esses valores para casa, incentivando práticas mais sustentáveis em suas famílias.

O Projeto Escolar na Creche CEMEIF é um exemplo inspirador de como a educação pode moldar futuros cidadãos responsáveis e conscientes. Ao ensinar crianças desde tenra idade sobre o meio ambiente e a agricultura, a creche está plantando as sementes para um futuro mais verde e sustentável. Espera-se que mais instituições educacionais sigam esse exemplo, ajudando a construir um mundo melhor para as gerações futuras.

#Educação 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Ação do Programa Saúde na Escola na Escola Municipal Nestor Marinho: Educação e Saúde unidas pela segurança das crianças

Na busca por proporcionar um ambiente escolar mais seguro e saudável, a Escola Municipal Nestor Marinho, em parceria com o Programa Saúde na Escola, realizou uma ação voltada para a prevenção de acidentes e primeiros socorros nas dependências da escola. A iniciativa contou com a participação da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da equipe da Unidade Básica de Saúde do Assis Chateaubriand, demonstrando o compromisso conjunto da educação e saúde com o bem-estar das crianças e jovens de Nova Cruz.

Uma Ação de Prevenção e Cuidado

A ação realizada na Escola Municipal Nestor Marinho teve como principal objetivo promover a segurança e o bem-estar dos estudantes, capacitando-os para situações de emergência e oferecendo informações sobre prevenção de acidentes. Através de palestras, demonstrações práticas e simulações, os alunos foram orientados sobre como agir em situações de urgência, como quedas, engasgamentos e outros incidentes comuns em ambiente escolar.

Parceria Essencial: SAMU e Unidade Básica de Saúde

A participação da equipe do SAMU foi fundamental para proporcionar aos estudantes um contato direto com profissionais de saúde experientes em atendimento de urgência. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura e os equipamentos utilizados pelo SAMU e também aprenderam como realizar chamadas de emergência de forma adequada.

Além disso, a equipe da Unidade Básica de Saúde do Assis Chateaubriand ofereceu orientações sobre medidas preventivas de saúde, como a importância da vacinação, higiene pessoal e alimentação saudável. Essa parceria entre educação e saúde fortalece a ideia de que a promoção da saúde deve ser uma preocupação constante no ambiente escolar.

Educação e Saúde Caminhando Juntas

A iniciativa do Programa Saúde na Escola na Escola Municipal Nestor Marinho é um exemplo claro de como a educação e a saúde podem trabalhar em conjunto para proporcionar um ambiente escolar mais seguro e saudável. O conhecimento adquirido pelos alunos nessa ação não apenas contribui para a segurança na escola, mas também pode ser aplicado em suas vidas cotidianas, em casa e na comunidade.

A diretora da escola, Eliane destacou a importância dessa ação: "Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade, mas também é nossa responsabilidade garantir a segurança e o bem-estar de nossos alunos. Essa parceria com o Programa Saúde na Escola reforça nosso compromisso com a formação integral de nossos estudantes."

O sucesso dessa ação é um exemplo inspirador de como a colaboração entre diferentes setores da sociedade, como a educação e a saúde, pode resultar em benefícios significativos para as crianças e jovens. A Escola Municipal Nestor Marinho está comprometida em continuar promovendo ações que contribuam para o desenvolvimento saudável e seguro de seus alunos, demonstrando que a educação e a saúde estão verdadeiramente caminhando juntas pela vida das crianças e jovens de Nova Cruz.

#Educação 08/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Nova Cruz celebra o 7 de Setembro com evento cívico emocionante Apesar das dificuldades, o prefeito Flávio César Nogueira lidera as comemorações da independência do Brasil
#Educação 13/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretária de Educação de Nova Cruz promove formação sobre neurociência na Câmara Municipal

Nova Cruz, 13 de julho de 2023 - Na manhã desta quinta-feira, a Secretária de Educação de Nova Cruz, promoveu uma formação com professores e cuidadores da rede municipal de ensino, abordando o tema "O processo de ensino e aprendizagem com base na neurociência". O evento, realizado na Câmara Municipal de Nova Cruz, contou com a presença da renomada neurocientista, Doutora Jackeline Araújo.

A formação teve como objetivo proporcionar aos educadores e cuidadores da rede municipal de ensino um espaço de atualização e reflexão sobre práticas pedagógicas fundamentadas na neurociência. Compreender como o cérebro funciona e como os processos cognitivos ocorrem é fundamental para aprimorar o ensino e promover uma educação de qualidade.

Doutora Jackeline Araújo, especialista em neurociência aplicada à educação, conduziu o evento e compartilhou seu conhecimento sobre as relações entre o funcionamento do cérebro e o processo de ensino-aprendizagem. Através de apresentações, debates e dinâmicas, os participantes puderam explorar estratégias pedagógicas baseadas em evidências científicas, que podem potencializar o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.

A Secretária de Educação, Socorro Ângelo, destacou a importância da formação para aprimorar a prática docente e fortalecer o trabalho dos cuidadores. "Investir na formação continuada dos profissionais da educação é fundamental para acompanhar as transformações na área e garantir uma educação de qualidade. A neurociência traz novos insights sobre como o cérebro aprende, e é nosso dever utilizá-los para promover um ensino mais eficaz e inclusivo", ressaltou.

Com iniciativas como essa, a Secretaria de Educação de Nova Cruz reafirma seu compromisso com a qualidade da educação oferecida aos alunos e com o constante aprimoramento dos profissionais que atuam na área. A formação baseada na neurociência certamente trará benefícios significativos para o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para uma educação mais eficiente e inclusiva na cidade.

#Educação 28/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Reunião dos gestores escolares para escolha do livro PNLD 2023 é realizada na sala dos conselhos na SME Gestores educacionais se reúnem para decidir livro adotado pelo PNLD 2023 na SME
#Educação 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realiza mais uma ação do projeto Educar e Nutri

Ontem 5 de junho, a Secretaria Municipal de Educação promoveu mais uma ação dentro do projeto Educar e Nutri, no Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental I (Cemeif). A atividade contou com a participação das professoras Joyce e Ana Cleide, responsáveis pela turma do Nível III B.

O projeto Educar e Nutri tem como objetivo principal promover a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável desde a infância, além de incentivar hábitos alimentares equilibrados entre os estudantes. Por meio de ações educativas, busca-se ensinar sobre a importância de uma dieta balanceada e os benefícios que ela traz para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças.

A ação realizada no Cemeif envolveu uma série de atividades lúdicas e educativas, especialmente planejadas para as crianças do Nível III B. A professora Joyce, juntamente com a professora Ana Cleide, elaborou uma programação diversificada, que incluiu jogos interativos, contação de histórias e dinâmicas em grupo.

Durante a atividade, as crianças puderam aprender sobre a importância dos diferentes grupos de alimentos, como frutas, legumes, proteínas, carboidratos e laticínios. As professoras utilizaram recursos visuais e materiais didáticos para tornar a aprendizagem mais dinâmica e envolvente.

Além disso, houve uma parte prática, na qual as crianças participaram de uma oficina culinária saudável. Elas tiveram a oportunidade de preparar lanches nutritivos, como sanduíches naturais, saladas de frutas e sucos naturais. A atividade foi supervisionada pelas professoras, que explicaram cada etapa do preparo e ressaltaram os benefícios dos ingredientes utilizados.

A ação do projeto Educar e Nutri no Cemeif foi muito bem recebida pelos estudantes, que demonstraram entusiasmo e participação ativa em todas as atividades propostas. As professoras Joyce e Ana Cleide se mostraram satisfeitas com os resultados alcançados, destacando a importância de conscientizar as crianças desde cedo sobre a alimentação saudável.

O Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental I (Cemeif) continuará promovendo atividades do projeto Educar e Nutri ao longo do ano letivo, visando incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis e o desenvolvimento integral das crianças. A Secretaria Municipal de Educação reafirma seu compromisso em proporcionar uma educação de qualidade e em promover a saúde e o bem-estar dos estudantes.

#Educação 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO "Escola Municipal Senador Dinarte Mariz: Restauração de Anexo e Acompanhamento Pedagógico

Visita à Escola Municipal Senador Dinarte Mariz. Acompanhamento pedagógico e de recuperação de um anexo que está sendo restaurado para melhor acomodar os educandos da unidade escolar. Prefeitura de Nova Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sempre investindo na educação com qualidade social.

#Educação 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Participação da SME nas comemorações alusivas ao Dia das Mães na Rede Municipal

Secretaria Municipal de Educação participa das comemorações alusivas ao Dia das Mães na Rede Municipal.

Em dias diferentes, as unidades escolares abriram suas portas para receber as mães.

O dia das mães, uma das datas mais especiais do calendário, a Secretaria Municipal de Educação (SME) desempenhou um papel fundamental nas comemorações nas unidades escolares da Rede Municipal. Alunos das escolas municipais tiveram a oportunidade de expressar seu amor e gratidão por meio de diversas participações teatrais. A presença da Secretária de Educação Socorro Ângelo, acrescentou um toque especial ao evento, proporcionando um momento de união e reconhecimento às mães.

As comemorações nas escolas foram planejadas com carinho, visando proporcionar momentos de alegria e emoção para as mães. Os estudantes dedicaram tempo e esforço para ensaiar suas performances, demonstrando o comprometimento com a homenagem às suas mães e o apreço pela educação.

Em dias diferentes, as unidades escolares da Rede Municipal abriram suas portas para receber as mães e, as mesmas foram recebidas com afeto e gratidão pelos esforços que dedicam à educação de seus filhos. As apresentações teatrais, cuidadosamente preparadas pelos diretores e professores, emocionaram e encantaram a todos. As expressões de amor e carinho transmitidas por meio da arte foram uma forma especial de agradecimento e reconhecimento às mães.

Além das apresentações teatrais, as escolas promoveram atividades interativas e momentos de convivência, fortalecendo os laços entre a comunidade escolar e envolvendo as mães na rotina educacional de seus filhos. A participação da SME nessas comemorações reforçou o compromisso do órgão com a valorização da família e a promoção de uma educação integral.

#Educação 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Conselho de Alimentação Escolar aprova contas do PNAE em análise financeira de 2022

Na sede da Secretaria Municipal de Educação, ocorreu esta semana a reunião do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Durante o encontro, foi realizada a continuação da análise dos relatórios financeiros referentes aos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do exercício de 2022. Os conselheiros examinaram minuciosamente as contas e, com satisfação, aprovaram o parecer sobre as mesmas.

#Educação 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Reunião discute ações de incentivo e promoção da segurança escolar em Nova Cruz/RN

Ontem, dia 11 de maio, foi realizada uma importante reunião envolvendo representantes da Secretaria Municipal de Educação, 3° DIREC, IFRN, 8º BPM de Nova Cruz/RN e o Conselho Tutelar. O encontro teve como objetivo discutir e apresentar ações voltadas para o incentivo e promoção da segurança nas escolas do município.

Com o intuito de garantir ambientes escolares mais seguros e protegidos, diversas reuniões já haviam sido realizadas anteriormente com diretoras de escolas públicas e particulares. Esses encontros tiveram como propósito desenvolver estratégias e definir medidas efetivas para garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação.

A reunião de ontem contou com a participação de representantes-chave das instituições envolvidas. Durante o encontro, foram apresentadas as ações já implementadas e discutidas propostas futuras para fortalecer a segurança escolar.

Durante a reunião, os participantes destacaram a importância da colaboração e envolvimento de todos os setores da sociedade para garantir a segurança nas escolas. Foi ressaltada a necessidade de engajamento da comunidade escolar, incluindo estudantes, pais, professores e funcionários, para a efetiva implementação das medidas propostas.

Ao final do encontro, ficou acordado que um plano de ação será elaborado com base nas discussões e propostas apresentadas. Esse plano servirá como guia para a implementação das ações de segurança nas escolas, visando criar ambientes mais seguros e propícios para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

A reunião representou um importante passo no fortalecimento da segurança escolar em Nova Cruz/RN, demonstrando o comprometimento das instituições e da comunidade em garantir o bem-estar e a proteção dos jovens e profissionais da educação.

#Educação 10/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Professora Socorro inicia atividades do Programa Educar e Nutrir na Creche Lagoa Limpa do Fernando, promovendo educação

O Programa Educar e Nutrir é uma iniciativa que visa promover uma alimentação saudável e equilibrada para as crianças, além de proporcionar atividades educativas que estimulem o desenvolvimento integral dos pequenos. A creche Lagoa Limpa do Fernando é uma das instituições que aderiu a esse programa, reconhecendo a importância de cuidar tanto da alimentação quanto da educação das crianças.

Com o início das atividades do Programa Educar e Nutrir na Creche Lagoa Limpa do Fernando, espera-se que as crianças atendidas tenham a oportunidade de receber uma educação de qualidade e adquirir hábitos saudáveis desde cedo, preparando-as para um futuro promissor.

Além disso, a professora Socorro ressaltou a importância da alimentação balanceada para o crescimento saudável das crianças. Em parceria com nutricionistas, será implementado um cardápio diversificado, com refeições equilibradas e nutritivas, garantindo que as crianças recebam os nutrientes necessários para seu pleno desenvolvimento.

Os pais e responsáveis também serão envolvidos nesse processo educativo e nutricional, por meio de reuniões periódicas e atividades conjuntas. A Professora Socorro acredita que a parceria entre a escola e a família é fundamental para o sucesso do programa e para o crescimento das crianças de forma integral.

#Educação 10/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretária de Educação de Nova Cruz promove Reunião Semanal para Alinhar Ações em Projetos Pedagógicos

Na última semana, a Secretária de Educação, Profª Socorro Ângelo, conduziu a reunião semanal com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Nova Cruz. O encontro teve como objetivo principal alinhar as ações do Projeto SME Itinerante, uma iniciativa que visa acompanhar de perto o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem nas unidades escolares do município, garantindo o direito fundamental de cada aluno aprender.

Durante a reunião, foram discutidos diversos tópicos relevantes para a melhoria contínua da educação municipal. Um dos destaques foi a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que busca conscientizar os estudantes sobre a importância da prevenção às drogas e à violência. A Secretária ressaltou a relevância dessa formatura e a importância de proporcionar aos alunos uma educação que vá além dos aspectos acadêmicos, abordando também questões de cidadania e valores.

Além disso, as avaliações externas foram abordadas durante a reunião. A Secretária reforçou a importância de analisar os resultados dessas avaliações como forma de identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria na qualidade da educação oferecida pelo município.

Outro assunto de destaque foi o Programa Busca Ativa Escolar, uma iniciativa que visa combater a evasão escolar, garantindo que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação de forma plena e igualitária. A equipe pedagógica recebeu orientações sobre como atuar de forma efetiva nesse programa, identificando e acompanhando os casos de alunos em situação de vulnerabilidade, para que eles possam ser reintegrados ao ambiente escolar e receber o suporte necessário para o seu pleno desenvolvimento.

Por fim, também foram discutidos os preparativos para o Desfile de 7 de Setembro, uma tradição que celebra a independência do Brasil e que envolve a participação das escolas municipais. A Secretaria de Educação está empenhada em garantir que esse evento seja um momento de união e valorização da pátria, além de proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora em termos de conhecimento histórico e cívico.

A Prefeitura de Nova Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reafirma o compromisso com o avanço da educação municipal, promovendo ações que visam o crescimento educacional dos alunos. Com a parceria entre a equipe pedagógica e a comunidade escolar, o município busca construir um futuro promissor, onde cada estudante possa alcançar seu pleno potencial e se tornar um cidadão ativo e participativo na sociedade.

#EducaçãoEmDestaque #SMEItinerante #PROERD #BuscaAtivaEscolar #Desfile7deSetembro #PrefeituradeNovaCruz

#Educação 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Conselho de Alimentação Escolar de Nova Cruz inicia análise da prestação de contas da merenda escolar

Secretaria Municipal de Educação de Nova Cruz realizou uma importante reunião com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para dar início à análise da prestação de contas da merenda escolar. A reunião contou com a presença de representantes do CAE, da Secretaria de Educação e de gestores escolares.

O CAE é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, responsável por acompanhar e fiscalizar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como objetivo garantir a alimentação adequada e saudável dos estudantes da rede pública de ensino.

Durante a reunião, foram apresentados os relatórios de execução financeira e de controle de qualidade da merenda escolar, referentes ao primeiro quadrimestre do ano. Os representantes do CAE tiveram a oportunidade de analisar os documentos e verificar se as ações e despesas estão de acordo com as normas e diretrizes do PNAE.

Além disso, foram discutidas as principais demandas e necessidades das escolas em relação à merenda escolar, como a diversificação do cardápio, a adequação das porções e a qualidade dos alimentos. Também foram apresentadas sugestões para melhorar a gestão do programa e garantir a transparência na aplicação dos recursos.

#Educação 04/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação garante alimentação de qualidade e nutritiva aos alunos da rede de ensino

A Prefeitura Municipal de Nova Cruz, em parceria com a Secretaria de Educação, tem se empenhado para garantir a alimentação de qualidade e nutritiva aos alunos da rede de ensino. Todos os dias, são distribuídas mais de 5 mil refeições diárias para a Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e finais, e para a Educação de Jovens e Adultos.

As creches que funcionam pela manhã também oferecem o desjejum para os alunos. O município oferece educação em tempo integral na Escola Municipal Antonio Peixoto Mariano, onde são servidas três refeições: a merenda da manhã, o almoço e a merenda da tarde. Os alunos chegam às 7h da manhã e permanecem na escola até as 16h da tarde.

O cardápio é elaborado pelos nutricionistas, Eneas Vitor e Otávio Jordin, que fazem o acompanhamento desde o pedido dos ingredientes até chegar no interior das escolas para ser manipulado e servido aos alunos. A alimentação oferecida é equilibrada e segue as normas nutricionais estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além disso, são mais de 5 mil alunos distribuídos em 34 unidades escolares, sendo que quatro são filantrópicas e recebem o apoio do município tanto na merenda escolar como também em recursos humanos e material de expediente.

A merenda escolar é um fator importante para garantir a permanência e o aprendizado dos alunos na escola. O fornecimento de alimentos saudáveis e de qualidade contribui para a formação de hábitos alimentares saudáveis, além de promover a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.

A Prefeitura Municipal de Nova Cruz e a Secretaria de Educação estão empenhadas em continuar investindo na merenda escolar, a fim de garantir o direito à alimentação adequada aos alunos da rede de ensino, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da educação no município.

#Educação 04/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Técnicos da Secretaria Municipal de Educação recebem orientações da subcoordenadoria de organização e inspeção escolar

No dia 24 e 25 de abril, técnicos e técnicas da Secretaria Municipal de Educação de Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, participaram de vivências instrucionais na Inspeção Escolar da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC/SOINSPE). O objetivo da atividade foi proporcionar aos participantes uma melhor compreensão sobre o funcionamento do Sistema Municipal de Educação e, consequentemente, contribuir para a sua operacionalização.

Durante a vivência, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhadamente os procedimentos e diretrizes da Inspeção Escolar da SEEC/SOINSPE. Eles puderam acompanhar de perto a rotina de trabalho dos inspetores e inspetoras, além de esclarecer dúvidas sobre os processos de avaliação das unidades escolares.

A participação dos técnicos e técnicas da Secretaria Municipal de Educação na vivência instrucional foi fundamental para que eles possam se apropriar de informações relevantes que vão ajudar a otimizar o trabalho no Sistema Municipal de Educação de Nova Cruz. O conhecimento adquirido durante a atividade vai permitir que esses profissionais atuem com mais segurança e efetividade nas suas funções.

Para o secretária de Educação de Nova Cruz, essa iniciativa foi muito positiva para o aprimoramento do trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Educação. "A troca de experiências com a Inspeção Escolar da SEEC/SOINSPE foi fundamental para que os nossos técnicos e técnicas possam se aprofundar ainda mais nos procedimentos necessários para garantir uma educação de qualidade em nossa cidade", afirmou o secretária.

A vivência instrucional na Inspeção Escolar da SEEC/SOINSPE é uma das diversas atividades que estão sendo promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Cruz para fortalecer o Sistema Municipal de Educação. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade da educação oferecida às crianças, jovens e adultos da cidade.

#Educação 04/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação e MPT lançam projeto "Resgate à Infância"

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), apresentou o projeto "Resgate à Infância" para professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino. O objetivo do projeto é prevenir e erradicar o trabalho infantil, além de promover a proteção e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A apresentação ocorreu no último dia 3 de maio, na Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença de cerca de 18 participantes, entre professores, coordenadores e representantes do MPT. Durante o evento, foram apresentados os principais pontos do projeto, bem como a importância da sua implementação no contexto da educação.

O projeto "Resgate à Infância" tem como público-alvo as crianças e adolescentes em idade escolar, que são mais vulneráveis à exploração do trabalho infantil. Por meio de ações educativas e de conscientização, o projeto visa sensibilizar os alunos, os pais e a comunidade sobre a importância de garantir o direito à educação e proteger as crianças e adolescentes do trabalho precoce.

Durante a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto e tirar dúvidas sobre como implementá-lo na prática. Além disso, foram apresentadas as principais estratégias para a prevenção e erradicação do trabalho infantil, como a realização de campanhas educativas, a capacitação dos profissionais da educação e a mobilização da sociedade civil.

Os representantes do MPT destacaram a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Nova Cruz na implementação do projeto. Segundo eles, a colaboração entre as instituições é fundamental para garantir a proteção e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Os participantes saíram do evento conscientes da importância do projeto "Resgate à Infância" e motivados para contribuir com a prevenção e erradicação do trabalho infantil. A Secretaria Municipal de Nova Cruz se comprometeu em implementar o projeto em todas as escolas da rede municipal de ensino e em dar continuidade às ações educativas e de conscientização para garantir o direito à educação e proteger as crianças e adolescentes do trabalho precoce.

#Educação 19/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO "Prefeitura de Nova Cruz entrega notebooks a profissionais da educação em ação de suporte tecnológico"

Nesta quarta-feira (19/04), a Prefeitura de Nova Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega de notebooks para os diretores, vice-diretores e gestores de escolas e centros de educação infantil que ainda não haviam sido contemplados anteriormente. A entrega foi realizada pela secretária de educação, Socorro Ângelo, no auditório da Câmara Municipal.

Essa iniciativa faz parte de um projeto da Prefeitura que visa proporcionar aos profissionais da educação mais acesso à tecnologia, visando dar suporte para que o processo de ensino-aprendizagem se efetive com mais possibilidades. Os equipamentos entregues fazem parte do patrimônio da Secretaria de Educação e permitirão que as ações gestoras, no contexto escolar, sejam realizadas com mais facilidade e eficiência.

Nos últimos anos, a Prefeitura tem investido com muita responsabilidade na educação. Além de reformar escolas e ampliar várias unidades, tem pagado antecipadamente o salário dos servidores, assim como de forma integral o aumento do salário dos docentes, investido em material pedagógico e equipamentos eletrônicos, entre outras ações. Tudo isso é feito para oferecer aos nova-cruzenses uma educação de qualidade social e inclusiva.

#Educação 11/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES SÃO O FUTURO DO NOSSO MUNICÍPIO E, POR ISSO, ELAS MERECEM TODO CUIDADO, CARINHO, PROTEÇÃO As crianças e os adolescentes são o futuro do nosso município e, por isso, elas merecem todo cuidado, carinho, proteção e oportunidades.
#Educação 30/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA ENTREGA NOVOS MÓVEIS PARA AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
#Educação 09/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DA UBS DO FREI DAMIÃO REALIZA PROJETO SAÚDE NA ESCOLA Hoje, 08 de agosto, a equipe da UBS do Frei Damião realizou o Projeto Saúde Na Escola na Creche Municipal Ednólia Câmara de Melo.
#Educação 18/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AÇÃO DO PSE - PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS Em continuidade ao Programa de INCENTIVO A UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PRÁTICAS DE EXERCÍCIOS e SAÚDE AUDITIVA
#Educação 07/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DECISÃO JUDICIAL CONSIDERA “ILEGAL” E PÕE FIM AO MOVIMENTO GREVISTA DE 27% DOS PROFESSORES DO SISTEMA DE ENSINO DE NOVA O movimento foi considerado pela justiça “um dano irreparável ou de difícil reparação”
#Educação 25/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A PREFEIURA REALIZA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeitura Municipal ,por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã da ultima quinta-feira (24)
#Educação 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, REALIZOU AQUISIÇÃO DE BENS PERMANENTES PARA AS UNIDADES ESCOLARES. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou aquisição de bens permanentes para as unidades escolares que integram a rede municipal de ensino.
#Educação 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MATRICULAS ABERTAS/2022 NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comunica que estão abertas as matrículas 2022 na Rede Municipal de Ensino até o dia 31 de janeiro.
www.novacruz.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 08:22:12