EMANCIPAÇÃO | Nova Cruz celebra emancipação com festa e implantação do Marco Jubilar do Centenário

O município de Nova Cruz, região Agreste potiguar, comemorou nesta segunda-feira (3), os seus 99 anos de emancipação político-administrativa. Para festejar a data, uma extensa agenda festiva foi promovida entre os dias 02 e 03/dez. Nesta segunda, as festividades tiveram início logo nas primeiras horas do dia com o hasteamento de bandeiras na sede da prefeitura.

No entanto, alinhada a uma programação cultural, desportiva, administrativa e religiosa, a administração municipal também promovera shows artísticos, corrida de rua, bike e participara da implantação do Marco Jubilar do Centenário de Nova Cruz, ficado no largo da matriz e que ostenta a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com missa presidida pelo Pe. Iranildo Virgílio, milhares de devotos e fies se fizeram presentes para acompanhar a 5ª noite do Novenário da Imaculada conceição, destacando-se as presenças de autoridades civis, militares, do deputado estadual José Dias (doador da imagem), vereadores, secretários municipais e da primeira-dama Germana de Azevedo Targino, na oportunidade representando o prefeito Targino Pereira.

Em sua fala, a primeira-dama saudou a todos os presentes, pontuando estar ali em uma missão que a deixava muito feliz, pois, representar o prefeito da cidade a deixava feliz não só como esposa, más, também, por saber que ele amava a todos. Em seguida, a primeira-dama ainda leu mensagem que fora enviada pelo gestor municipal aos munícipes e aos presentes ao ato religioso.

Na íntegra:

Nesse dia festivo de Nova Cruz, em comemoração aos seus 99 anos de emancipação política, venho dizer que como prefeito desta querida terra, que assumir a responsabilidade mais uma vez de trabalhar incansavelmente para todos os novacruzenses, para termos uma Nova Cruz promissora e próspera.

Movido pela fé em Deus, pela minha determinação e pela força de vocês, tento sempre elevar o nome de nossa querida terra com trabalho, respeito, austeridade e honestidade em todos os setores e lugares. Na terra do Urtigal, muitos nasceram, outros aqui chegaram, gostaram e ficaram.

Tenho orgulho de testemunhar a formação de várias famílias e ver crescer seus filhos, netos e bisnetos. Cidade de história limpa e memorável, não temos como falar em Nova Cruz e não lembrar dos seus nomes Urtigal, Anta Esfolada, dos desbravadores, boiadeiros, da pecuária, do algodão, da enorme feira livre, do comércio promissor, da agricultura, das festas populares e do carinho desse povo hospitaleiro.

Parabéns, Nova Cruz! Que neste ano que antecede o centenário, possamos comemorar o progresso do nosso município. Estarei sempre trabalhando para criar um cenário sólido de desenvolvimento no qual os novacruzenses possam se orgulhar. Por fim, sinto-me imensamente grato e orgulhoso ao mesmo tempo, por presenciar e participar desse momento tão especial de nossa terra.

 Muito obrigado!