MEIO AMBIENTE | Nova Cruz estuda consorciar Usina Mecanizada de Triagem de Material Reciclável

Visando a implantação de uma Usina Mecanizada de Triagem de Material Reciclável, o Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte – COPIRN, reuniu nesta terça-feira (27) em Nova Cruz, gestores municipais, secretários e representantes de municípios da região Agreste. Na pauta, informações sobre coleta seletiva, resíduos sólidos, e todos os processos mecanizados que envolvem a separação do plástico, papel, papelão, materiais metálicos, prensagem e enfardados.

Na reunião, o representante do (COPIRN), professor Francisco Alves da Costa relembrou que o tema vem sendo discutido há décadas nas esferas nacional e internacional, isso devido à expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente. No entanto, fora a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, após vinte e um anos de discussões no Congresso Nacional, que marcou o início de uma forte articulação institucional envolvendo os três entes federados – União, Estados e Municípios.

Com a participação de 12 municípios (Nova Cruz / Baia Formosa / Brejinho / Canguaretama / Jundiá / Montanhas / Monte das Gameleiras / Passa e Fica / Passagem / Santo Antônio / Senador Georgino Avelino e Várzea) a previsão do consorcio é que sejam produzidas por estes cerca de 100 toneladas de lixo /dia aptas a reciclagem, o que claro, visa buscar por soluções na área de resíduos, refletindo a diminuição sobre os impactos ambientais provocados pela disposição inadequada.

Com capacidade para processar milhares de toneladas diárias, a usina, que deverá ser implantada na cidade de Canguaretama, deverá estar recebendo os resíduos dos municípios sócios em até no máximo em um ano, utilizando-se de equipamentos amplamente testados e aprovados em outros estados do Brasil e até mesmo em outros países. Da reunião, participaram: secretário Emanuel Melo (Gabinete Civil), secretário Ronaldo Augusto (Meio Ambiente), secretário Gelson Vitor (Obras), Ricardo Melo (Assessor Político), prefeito Josimar Ferreira (Santo Antônio), representantes de outros municípios e assessores.