SMAS sedia palestra sobre prevenção ao câncer de mama

A prevenção do câncer de mama foi um dos temas de palestra ocorrido nesta quinta-feira (19-out-2018) na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS. A proposta, que faz parte da campanha “Outubro Rosa”, teve o aporte da própria pasta, além, claro, da participação do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com incentivos de grupos como: “Mulheres Fortes” “Conviver” e “Amor de Mãe“.

A campanha ‘Outubro Rosa’, que teve início na década de 90, tem como norte e foco alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, tendo como ponto central a descoberta e a cura do câncer de mama. Por todo o mês de outubro, o público alvo recebe orientações de como fazer corretamente o exame clínico das mamas; quem e quando fazer a mamografia e ainda o que fazer para prevenir o câncer de mama.

Exame da mamografia

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Sobre os sintomas

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

No evento desta quinta, além do público alvo, também se fizeram presentes, profissionais de saúde, equipes da pasta e ainda a secretária e primeira-dama Germana de Azevedo Targino.