Nova Cruz se articula em busca do Selo UNICEF, edição 2017/2020

O município de Nova Cruz se prepara para conquistar o Selo UNICEF, edição 2017/2020. Para tanto, a gestão municipal, ora representada por inúmeras pastas, realizou nesta quarta-feira (25) na Praça de São Sebastião, a primeira exposição pública visando expor aos munícipes a importância do referido selo para o município. O Selo UNICEF, trata-se de uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente, o famoso (ECA).

Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento-físico, mental e emocional de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive. E uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la é a iniciativa.

O Selo UNICEF-Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados.

Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento -físico, mental e emocional -de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive. Uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF – Município Aprovado.

Vale destacar que, quando um município é certificado, os maiores beneficiados são, sem dúvida, as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade porque, para ganhar o Selo UNICEF, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social. Na primeira exposição desta quarta, além de pais, crianças, alunos e da comunidade, também estiveram presentes o prefeito Targino Pereira, a primeira-dama e secretária Germana Targino,  secretários municipais e assessores da administração.